Youtube RSS
 
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

Notícias

  03/01/2017 

Novo modelo de assinatura digital

O Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro finalizou o desenvolvimento de uma nova solução para assinatura digital no SADIPEM.

A providência se fez necessária devido à descontinuação do plug-in utilizado para assinatura com certificado digital causada por mudanças no padrão de segurança de alguns navegadores que não permitem mais a execução de Applets Java .

Um plug-in ou módulo de extensão é um programa de computador usado com finalidade de adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. 

Em passado recente, muitos plug-ins para assinatura digital foram desenvolvidos utilizando o antigo sistema chamado NPAPI. Mas, atualmente, poucos sites no mundo utilizam-se ainda daqueles plug-ins, dado que, frequentemente, são apontados como fatores de aumento de riscos de segurança para os websites

O novo mecanismo de assinatura está disponível a partir de hoje (2/2/2017), abrangendo agora todas as funcionalidades que exigem assinatura com certificado digital.

O novo mecanismo de assinatura é utilizado tanto no SADIPEM quanto no Siconfi. Para visualizar o passo-a-passo relativo ao novo "Assinador de Documentos", clique aqui.

Cadastro dos prefeitos eleitos

A realização da carga no SADIPEM referente ao cadastro dos prefeitos eleitos foi realizada hoje (2/2/2017). 

O primeiro acesso ao SADIPEM dos prefeitos eleitos que ainda não estavam cadastrados no sistema poderá ocorrer por intermédio de certificado digital ou por intermédio da funcionalidade de recuperação de senha. O e-mail cadastrado no sistema é aquele informado ao TSE. Caso haja necessidade de alterar o e-mail do cadastro, o sistema poderá ser acessado utilizando o certificado digital. Como a utilização do sistema requer certificado digital, os prefeitos que ainda não possuem o próprio instrumento de certificação devem providenciar imediatamente a aquisição de certificados digitais do tipo e-CPF, modelo A3, ICP-Brasil. 

Todos os prefeitos eleitos deverão validar os próprios dados cadastrais, retificar ou acrescentar dados pessoais complementares. Além disso, os cadastros de todos os demais usuários dos municípios foram alterados para "pendente de ativação", de modo que o prefeito eleito deverá acessar o sistema e reativar os usuários que deseja manter ativos, o que pode ser feito pelo menu "Administração" > "Usuários" > "Ativar Usuários Pendentes".

Última atualização: 03/01/2017 às 10:35:41
 
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

Veja também

 
 

Municípios Consultoria e Contabilidade S/S
Rua Costa Sousa, 106, Benfica
Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60020-300

Telefone: (85) 3223-6400  |  E-mail: contato@municipiosconsultoria.com.br
  www.igenio.com.br